A percepção da doença



A percepção da doença

O momento em que toma consciência do seu diagnóstico, não é necessariamente o momento em que toma conhecimento dele.

Poderá passar por uma fase de construção mental de tudo o que lhe está a acontecer. Nesta construção corre riscos de desenvolver distúrbios psicológicos.

As ideias que constrói acerca da sua doença podem não transparecer o que lhe é transmitido pelo médico, a isto chama-se criação de ideias ou crenças inadaptadas. Isto tem origem na natureza subjetiva da doença, o peso emocional de uma doença varia de pessoa para pessoa e é influenciado por uma série de fatores como: as vivências passadas, a personalidade, o grupo de familiares, amigos e desconhecidos.

A Psicologia da Saúde poderá ajudar neste ponto, tentando nesta fase, que afaste pensamentos inadaptados sobre a sua doença. 

 

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+