As emoções e o sistema imunológico



As emoções e o sistema imunológico

Emoções de carácter negativo podem agravar os processos de doença e dificultar os tratamentos. Estas emoções, entre outras coisas, são responsáveis pelo aumento do número de plaquetas no sangue e consequentemente acumulação excessiva nos vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de aterosclerose e doenças cardíacas.

Quando as doenças, como o cancro, estão associadas a estes processos emocionais, verifica-se uma depressão imunológica. O sistema imunológico é um sistema de defesa do organismo contra doenças ou corpos estranhos.

A doença oncológica e os seus tratamentos, por si só, já causam esta debilidade no sistema imunológico que leva muitas vezes à necessidade de isolamento para proteção do doente. Se esta debilidade é agravada pelo estado emocional a sua condição geral de saúde irá tornar-se mais frágil.

Por isso, encare esta informação como um incentivo para ter um papel ativo no seu processo de cura, cuide da sua saúde mental, esse é o melhor contributo que poderá dar aos seus tratamentos.

 

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+