Terapias alternativas



Terapias alternativas

O relaxamento

As técnicas de relaxamento, como pilates, body balance, yoga, reiki, tai-chi e meditação, são particularmente úteis para controlar a agitação, tensão acumulada, raiva e ansiedade. Estas emoções, por aumentarem a concentração de certas hormonas agravam a dor. Pode ler mais sobre este assunto em Psicologia e Cancro. Pode encontrar este tipo de modalidades na maioria dos ginásios.

 

As massagens

Se não se sente bem em atividades de grupo e se a origem das dores é essencialmente músculo-esquelética, as massagens são uma boa solução para si. Permitem a descompressão muscular e consequente alívio da dor. Também contribuem para restabelecer a calma e a tranquilidade.

 

 

A acupuntura

É uma técnica de Medicina Tradicional Chinesa que tem revelado resultados excelentes no alívio e prevenção da dor crónica. É feita através da colocação de pequenas agulhas na pele em pontos específicos, chamados pontos de acupuntura, esses pontos são estratégicos consoante o tipo de patologia. Não é considerada um tratamento mas sim uma técnica complementar. Embora dependa da sensibilidade de cada um, a acupuntura é indolor.

 

A estimulação elétrica nervosa transcutânea

Trata-se da aplicação de estímulos elétricos através da pele, é um tratamento particularmente útil no tratamento da dor de origem neuropática.

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+