Fatores de Risco



Cancro da Cavidade Oral - Fatores de Risco

Existem alguns fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver cancro. Ter um fator de risco não significa que vai desenvolver cancro, significa apenas que tem um maior risco quando comparado com uma pessoa sem esse fator.

Os principais fatores de risco para o cancro da cavidade oral são: 

  • Consumo de álcool – o consumo exagerado de bebidas alcoólicas está fortemente associado ao cancro da cavidade oral.
  • Tabaco – grande parte dos indivíduos com cancro da cavidade oral são fumadores. Este fator de risco é dose-dependente, quer isto dizer que, o risco é tanto maior quanto maior for o número de cigarros por dia. Quando um fumador decide deixar de fumar o seu risco de desenvolver cancro da cavidade oral só se iguala ao risco de um não fumador após 10 anos sem consumo de tabaco.

  • Papiloma vírus humano (HPV) – algumas formas deste vírus, particularmente os subtipos 11 e 16, podem afetar a boca e garganta, aumentando o risco de cancro da cavidade oral.

  • A dieta – uma dieta pobre em frutas e vegetais e rica em gorduras e açúcar é um fator de risco para vários tipos de cancro, entre eles o cancro da cavidade oral.

  • Má higiene oral – a má higiene oral também constitui um fator de risco para o desenvolvimento deste tipo de cancro.

  • Consumo de Marijuana – O consumo desta substância está também associado a um aumento do risco de cancro da cavidade oral.

ref. (51)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+