Fatores de Risco



Cancro da Laringe - Fatores de Risco

Existem alguns fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver cancro. Ter um fator de risco não significa que vai desenvolver cancro, significa apenas que tem um maior risco quando comparado com uma pessoa sem esse fator.

Os principais fatores de risco para cancro da laringe são: 

  • Tabagismo – o tabaco é um fator de risco para quase todos os tipos de cancro, o da laringe não é exceção. A maioria das pessoas diagnosticadas com cancro da laringe são fumadoras. Quanto maior for o número de cigarros por dia maior é o risco.
  • Consumo de álcool – o consumo exagerado de álcool é um fator de risco para este tipo de cancro. No entanto, este fator torna-se mais perigoso quando o consumo de álcool é aliado ao consumo de tabaco.

  • Radioterapia prévia - os tratamentos com radioterapia prévios para outras doenças, isto é, antes da existência de um cancro da laringe, também podem aumentar o risco, especialmente quando a radiação foi aplicada em regiões próximas do pescoço.

  • Exposição prolongada a poeiras de madeira e asbestos (amianto) também aumenta o risco de desenvolver cancro da laringe.

  • Dieta (alimentação) rica em gorduras e açúcares, pobre em frutas e legumes é um fator de risco para muitos tipos de cancro e também pode estar relacionada com o cancro da laringe.

  • Presença de refluxo gastroesofágico - Consiste na subida do conteúdo do estômago até à garganta sem que exista vómito. O contacto do ácido do estômago com a laringe, por períodos prolongados, pode aumentar o risco de desenvolver cancro.

 

 

  • Fatores genéticos - pessoas com história familiar de cancro da laringe podem ter maior probabilidade de desenvolver cancro.

  • Consumo de Marijuana - alguns estudos demonstram que o consumo regular de marijuana aumenta o risco de desenvolver cancro da laringe.

ref. (50)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+