Tiroide



Cancro da Tiróide

A glândula tiróide localiza-se no pescoço e é composta por dois lobos ligados entre si por uma ponte de tecido chamada istmo. A tiróide faz parte do sistema endócrino e é das maiores glândulas deste sistema pesando cerca de 20 gramas.

A tiróide tem como função a produção de hormonas chamadas de triiodotironina (T3) e a tetraiodotironina (T4), estas hormonas têm como função principal aumentar a atividade metabólica do nosso organismo.

O aparecimento de nódulos na glândula tiróide é bastante comum, numa palpação de rotina são encontrados 1% de nódulos em homens e 6% de nódulos em mulheres.

Sabemos que 1 em cada 20 nódulos palpáveis, em indivíduos adultos, é maligno. Embora esta ocorrência seja mais rara em crianças, este grupo apresenta maior risco de malignidade. A maioria dos casos são diagnosticados abaixo dos 55 anos, sendo que as mulheres são as mais afetadas.

O tipo de cancro depende do tipo de células em que este tem origem, neste caso, na tiróide podemos ter cancro papilar, que é o mais frequente, folicular, medular, que é um tipo raro que tem origem nas células produtoras de calcitonina (hormona que ajuda a controlar o nível de cálcio no sangue) e anaplásico, que é também um tipo mais raro. 

No momento do diagnóstico é importante enquadrar o cancro num estádio para orientar o tratamento.

Cancro da tiróide das células papilares ou foliculares (pessoas com idade inferior a 45 anos)
Estádio I O cancro espalhou-se para gânglios linfáticos e órgãos próximos da tiróide
Estádio II O cancro espalhou-se para órgãos mais distantes

 

Cancro da tiróide das células papilares ou foliculares (pessoas com idade superior a 45 anos)
Estádio I Cancro localizado com 2 cm, no máximo
Estádio II Cancro localizado com dimensão entre 2 cm e 4 cm
Estádio III Cancro espalhou-se para os tecidos próximos da tiróide e gânglios linfáticos
Estádio IV Cancro espalhou-se para órgãos distantes (metástases)

 

Cancro da tiróide das células medulares
Estádio I Cancro localizado com 2 cm, no máximo
Estádio II Cancro localizado com menos de 2 cm e mais de 4 cm, ou com extensão mínima para órgãos próximos da glândula tiróide
Estádio III Cancro espalhou-se para gânglios linfáticos próximos
Estádio IV Cancro espalhou-se para órgãos mais distantes (metástases)

ref. (51)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+