Diagnóstico



Diagnóstico do cancro do endométrio

Os exames necessários para o diagnóstico de cancro do endométrio são escolhidos pelo médico de acordo com os sintomas que cada mulher manifesta.

Os exames que permitem realizar uma avaliação do endométrio são:

Exame físico

  • Exame físico. O exame ginecológico consiste na palpação do útero e dos órgãos próximos com o intuito de verificar se existem alterações no seu tamanho e forma.

Diagnóstico do cancro do endométrio - Exame pélvico

Ecografia endovaginal

 

  • Ecografia endovaginal. Permite realizar uma avaliação inicial da espessura do endométrio, podendo verificar se existem indícios de invasão uterina.

Diagnóstico do cancro do endométrio - Ecografia endovaginal

Histeroscopia

  • Histeroscopia. Técnica que permite a inspeção da cavidade uterina através de endoscopia. Em caso de se encontrarem alterações podem ser realizadas biópsias (colheita de amostra de tecido para análise).

Diagnóstico do cancro do endométrio - Histeroscopia

Biópsia endometrial

  • Biópsia endometrial. A biópsia endometrial consiste na recolha de uma amostra de células do endométrio para posteriormente serem analisadas em laboratório.

Diagnóstico do cancro do endométrio - Biópsia Endometrial

Após Diagnóstico

Após o cancro do endométrio ser diagnosticado, é importante determinar o estadio de evolução e extensão da doença para se definir qual o melhor tratamento para cada doente.

Entre os exames que se podem realizar para verificar o estadio do cancro do endométrio encontram-se: exame ginecológico, radiografia torácica, tomografia axial computorizada torácica, abdominal e pélvica, ressonância magnética abdominal e pélvica, etc. A escolha entre os diferentes exames é feita pelo médico assistente de acordo com as queixas clínicas, o exame físico realizado e o grau de suspeição clínica.

Exame físico

Exames pós diagnóstio do cancro do endométrio - Exame físico

Ressonância Magnética do abdómen e da pelve

Exames pós diagnóstio do cancro do endométrio - Ressonância Magnética do abdómen e da pelve

Radiografia do tórax

Exames pós diagnóstio do cancro do endométrio - Radiografia do tórax


ref. (A70, A72, A73, A76)

Este texto foi revisto e atualizado em julho de 2015‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+