Diagnóstico do cancro do endométrio
Os exames necessários para o diagnóstico de cancro do endométrio são escolhidos pelo médico de acordo com os sintomas que cada mulher manifesta.
Os exames que permitem realizar uma avaliação do endométrio são:
Exame físico
-
Exame físico. O exame ginecológico consiste na palpação do útero e dos órgãos próximos com o intuito de verificar se existem alterações no seu tamanho e forma.
Ecografia endovaginal
-
Ecografia endovaginal. Permite realizar uma avaliação inicial da espessura do endométrio, podendo verificar se existem indícios de invasão uterina.
Após Diagnóstico
Após o cancro do endométrio ser diagnosticado, é importante determinar o estadio de evolução e extensão da doença para se definir qual o melhor tratamento para cada doente.
Entre os exames que se podem realizar para verificar o estadio do cancro do endométrio encontram-se: exame ginecológico, radiografia torácica, tomografia axial computorizada torácica, abdominal e pélvica, ressonância magnética abdominal e pélvica, etc. A escolha entre os diferentes exames é feita pelo médico assistente de acordo com as queixas clínicas, o exame físico realizado e o grau de suspeição clínica.
ref. (A70, A72, A73, A76)
Este texto foi revisto e atualizado em julho de 2015.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+