O endométrio
O útero é um órgão muscular localizado na cavidade pélvica que permite o alojamento e desenvolvimento do feto durante a gravidez. Este órgão divide-se em duas partes principais: a região inferior (designada por colo) e a região superior (designada por corpo do útero).
O corpo do útero apresenta três camadas. A camada mais externa conhecida por perimétrio, a camada intermédia designada por miométrio (camada muscular) e a camada interna ou revestimento designada por endométrio (camada mucosa).
O endométrio é a camada interna que reveste a parede do útero e permite a formação da placenta, que ao longo de toda a gestação irá proporcionar ao feto o oxigénio e os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
O endométrio é estimulado por hormonas (estrogénio e progesterona). Esse estímulo provoca o aumento da sua espessura (quando a concentração das hormonas se encontra elevada no sangue), e a diminuição da mesma aquando da menstruação.
Epidemiologia
O cancro do endométrio é o sexto tipo de cancro mais comum entre as mulheres em todo o mundo.
Nos países desenvolvidos, o cancro do endométrio é o quarto tipo de cancro mais frequente em mulheres, a seguir aos cancros da mama, pulmão e cólon.
A maioria dos casos de cancro do endométrio ocorre em mulheres com mais de 50 anos de idade (pós-menopausa). Cerca de 25% dos casos afeta mulheres na pré-menopausa e uma minoria (menos de 5%) são diagnosticados antes dos 40 anos de idade.
ref. (A62, A70, A71, A72)
Este texto foi revisto e atualizado em julho de 2015.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+