Prevenção



Prevenção do cancro do endométrio

A prevenção do cancro do endométrio abrange duas categorias: a prevenção primária e prevenção secundária.

A prevenção primária assenta, principalmente, no combate à obesidade (manutenção de um índice de massa corporal – IMC – adequado), na prática de exercício físico, controlo da diabetes e, caso seja necessário, utilização de uma terapia hormonal adequada em mulheres na menopausa (uso de um fármaco que neutralize o aumento da quantidade de estrogénio sobre o endométrio).

A prevenção secundária consiste na avaliação periódica de mulheres que não apresentem sintomas, mas que estão expostas a fatores de risco da doença. O exame ginecológico e a realização, em determinadas circunstâncias, de ecografia endovaginal são importantes.

Prevenção do cancro do endométrio

 

ref. (A70, A75)

Este texto foi revisto e atualizado em julho de 2015‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+