Tipos de cancro do endométrio



Tipos de cancro do endométrio

Os tumores do endométrio são classificados de acordo com o tecido onde a doença se origina: O tipo mais comum (75-80%) é o adenocarcinoma endometrióide. Outros tipos mais raros (1-10%) são: o papilar seroso, mucinoso, células claras, pavimento-celular e o indiferenciado.

O sarcoma uterino é uma forma rara de cancro do útero que se origina no músculo e tecido que suportam o útero.

O risco de cancro do endométrio está aumentado em mulheres obesas, com determinadas condições hereditárias e que tomam regularmente estrogénio sem progestagénio associado. A radioterapia pélvica pode aumentar o risco de sarcoma uterino. A toma de tamoxifeno para o tratamento do cancro da mama pode aumentar o risco de cancro do endométrio e de sarcoma uterino.

Existem dois tipos principais de cancro do endométrio:

  • Tipo 1: adenocarcinoma estrogénio-dependente, associado a lesão pré maligna de hiperplasia endometrial atípica

  • Tipo 2: adenocarcinoma independente da hormona estrogénio, que se desenvolve a partir de um endométrio atrófico

O adenocarcinoma do Tipo 1 desenvolve-se a partir do aumento da espessura do endométrio. Este tipo de cancro também é conhecido por adenocarcinoma do tipo endometróide e, geralmente, não invade a camada intermédia do útero (miométrio profundo), podendo apresentar um bom prognóstico. O adenocarcinoma do Tipo 1 representa cerca de 80% a 85% de todos os cancros do endométrio.

O adenocarcinoma do Tipo 2 está associado a um grande potencial de malignidade, apresentando por isso um pior prognóstico. Este tipo de cancro não se encontra relacionado com a concentração de estrogénio no sangue, nem com o aumento da espessura do endométrio. Representa cerca de 10% a 15% de todos os cancros do endométrio e afeta mulheres com mais idade.

Tipos de cancro de endométrio

ref. (A71, A72)

Este texto foi revisto e atualizado em julho de 2015‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+