Estômago



Cancro do Estômago

O sistema digestivo 
O sistema digestivo é constituído pela boca, esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Na realidade, estas estruturas formam um tubo contínuo que vai desde a boca até ao ânus, por isso, muitas vezes, ouvimos a designação de tubo gastrointestinal. O fígado, a vesícula biliar e o pâncreas também têm funções importantes no sistema digestivo.

É através do sistema digestivo e de todo o processo da digestão que somos capazes de retirar dos alimentos os nutrientes necessários à vida.

O sistema digestivo
O tecido do sistema digestivo é constituído por 4 camadas:

  • A camada mucosa, que é a mais interna
  • A camada submucosa, que fica imediatamente abaixo da camada mucosa e onde se localizam nervos
  • A camada muscular, que confere motilidade ao sistema digestivo
  • A camada serosa, que possui uma camada de tecido conjuntivo (tipo de tecido existente em todo o corpo, responsável por revestir, unir e ligar estruturas).

 

Segundo dados da European Society for Medical Oncology, o cancro do estômago é o sexto mais comum da Europa, em 2012 foram diagnosticados cerca de 140.000 (cento e quarenta mil) novos casos.

Anualmente, é responsável por cerca de 107.000 (cento e sete mil) mortes. Portugal é dos países da União Europeia com maior número de mortes por cancro do estômago, sendo a região norte mais afetada.

A maior incidência é por volta dos 70 anos e atinge mais homens do que mulheres.

ref. (53)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+