Diagnóstico



Diagnóstico do cancro do estômago

O diagnóstico de qualquer doença deve ser feito recorrendo a uma avaliação completa. Nesse sentido, na suspeita de cancro do estômago, deve ser feito:

  • Exame físico- numa primeira consulta a pessoa deve ser avaliada. Para isso, o médico irá palpar a sua cavidade abdominal para perceber se existe algum inchaço anormal, se existe acumulação de líquidos ou outras alterações.

  • Endoscopia digestiva alta – este exame consiste na introdução, através da boca, de uma sonda – endoscópio – com uma câmara na sua extremidade, permitindo visualizar o interior do esófago e o estômago. Este exame é muito útil, já que permite pesquisar a existência de úlceras, irritação ou outros problemas na parede do estômago. Também permite recolher amostras de tecido para biópsia.

  • Pesquisa de sangue oculto nas fezes – o sangue oculto nas fezes pode existir por consequência de problemas que nada têm a ver com cancro do estômago. No entanto, pode ser necessário realizar este exame porque em determinadas circunstâncias relaciona-se com cancro do estômago.

  • Tomografia computorizada (TC) – os exames de imagem permitem obter informações importantes para o estadiamento do cancro.

  • Análises sanguíneas – Na presença de cancro do estômago é importante a realização de análises sanguíneas. É frequente a presença de anemia ou défice na absorção de vitamina B12. Além disso, possibilita a avaliação do funcionamento do fígado, órgão que pode ser afetado pelo cancro do estômago.

ref. (53)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+