Estádios



Estádios do Cancro do Fígado

O Estadiamento permite classificar a evolução e a extensão do cancro. Tem um papel importante na escolha e condução do tratamento.

Estádio
Estádio I Tumor localizado. Sem invasão de nenhum vaso sanguíneo ou outras partes do corpo. Não atingiu gânglios linfáticos. Tumor em fase inicial.
Estádio II Presença de um tumor único com invasão dos vasos sanguíneos do fígado ou presença de vários tumores, todos de tamanho inferior a 5 centímetros, mas sem invasão de vasos sanguíneos. Em nenhuma das hipóteses anteriores existe invasão de gânglios linfáticos ou de outras partes do corpo.
Estádio III  
A Presença de vários tumores em que, pelo menos, um deles tem tamanho superior a 5 centímetros.
B Tumor invadiu um dos ramos das principais veias do fígado.
C Tumor estende-se a um órgão próximo que não a vesícula biliar. 
Estádio IV Tumor afeta os gânglios linfáticos e/ou órgãos distantes.
A Qualquer um dos estádios anteriores com invasão dos gânglios linfáticos.
B Qualquer um dos estádios anteriores com metástases.


ref. (57) (58)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+