O órgão



O órgão

O fígado é o maior órgão interno do corpo, pesando cerca de 1,35 quilogramas. Localiza-se no lado direito da cavidade abdominal.

Este órgão é constituído por dois lobos principais, o esquerdo e o direito, e dois lobos mais pequenos, o caudado e o quadrado.

O fígado é um órgão muito importante e muito irrigado (com grande número de vasos sanguíneos). Os vasos sanguíneos mais importantes do fígado são a veia porta e a artéria hepática.

As principais células do fígado chamam-se hepatócitos.

Funções do fígado
O fígado desempenha várias funções:

Produção de bílis – o fígado consegue produzir cerca de 600 a 1000 mililitros de bílis por dia. A bílis, que é armazenada na vesícula biliar, tem um papel muito importante na digestão das gorduras.

Armazenamento – Os hepatócitos têm a capacidade de retirar açúcar (glicose) do sangue e armazená-lo como glicogénio. Além disso, também podem armazenar gordura, vitaminas e ferro. São também as células do fígado que ajudam a manter os níveis de glicemia (nível de açúcar no sangue) dentro dos limites normais.

Transformação de nutrientes – Nem sempre ingerimos a quantidade de nutrientes que necessitamos, por isso, o fígado tem a capacidade de transformar alguns nutrientes noutros. Por exemplo, quando é feita uma dieta muito rica em proteínas e pobre em açúcares (glícidos) e gorduras (lípidos), o fígado consegue utilizar essas proteínas para produzir glicose (açúcar) e gordura (lípidos).

Desintoxicação – Além de ingerirmos algumas substâncias nocivas para as células, o próprio organismo produz substâncias que seriam tóxicas se não fossem eliminadas. O fígado tem a função de alterar essas substâncias facilitando a sua eliminação.

Produção de substâncias importantes – O fígado é responsável pela produção de muitas proteínas, fatores de coagulação (substâncias essenciais para o processo de coagulação sanguínea), vitaminas, entre outras.

ref. (62)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+