Prevenção



Prevenção do Cancro do Fígado

A prevenção do cancro do fígado passa, essencialmente, por prevenir o seu principal fator de risco, a cirrose hepática.

No que diz respeito ao estilo de vida, os hábitos saudáveis estão na base da prevenção de várias doenças, incluindo o cancro do fígado. Ter uma alimentação saudável, praticar exercício físico de forma regular e, sobretudo, evitar o consumo excessivo de álcool, são hábitos preventivos da cirrose hepática.

Sendo a infeção pelo vírus da hepatite B uma das principais causas de cirrose hepática e de cancro do fígado, a vacinação constitui um meio de prevenção importante. Em Portugal, a vacina contra o vírus da hepatite B faz parte do plano nacional de vacinação e é administrada aos 0, 2 e 6 meses.

O principal meio de transmissão de hepatite C é o contacto com o sangue de uma pessoa infetada. O vírus entra no organismo, liga-se aos hepatócitos e reproduz-se. Estes novos vírus entram na circulação sanguínea e vão infetar outros hepatócitos.

As células infetadas produzem substâncias que dão o alerta ao sistema imunitário. Este, por sua vez, inicia a destruição dos hepatócitos infetados com ajuda de células chamadas linfócitos.

Esta situação de inflamação pode provocar, ao longo do tempo, cirrose hepática, isto significa perda da função do fígado.

Relativamente à prevenção da infeção pelo vírus da hepatite C, uma vez que não existe vacina, esta passa essencialmente por não ter comportamentos de risco como, a prática de relações sexuais desprotegidas e a partilha de objetos de higiene íntima e pessoal.

ref. (57) (58)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+