Mama



Cancro da Mama

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum nas mulheres e representa a primeira causa de morte relacionada com cancro na Europa.
Em 2008 foram diagnosticados cerca de 332.000 (trezentos e trinta e dois mil) casos só na Europa. Estima-se que uma em cada nove mulheres irá desenvolver cancro da mama.

Incidencia do cancro da mama na Europa - 2008

Este cancro é mais frequente em mulheres, embora possa ocorrer em homens, estes representam menos de 1% dos casos.
A maioria dos diagnósticos são feitos após os 50 anos, sendo que, menos de 5% dos casos surgem em mulheres abaixo dos 30 anos.

Incidencia do cancro da mama por idade

Na maioria dos casos, os tecidos mamários afetados são os ductos mamários (canais que transportam o leite até ao mamilo), dando origem ao carcinoma ductal, ou os lóbulos mamários (glândulas produtoras de leite), dando origem ao carcinoma lobular.

Tipos de cancro da mama

ref. (2) (16) (17)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+