O Órgão



A mama

O sistema reprodutor feminino é constituído pelas mamas, os ovários, as trompas uterinas, o útero, a vagina e os órgãos genitais externos.

Sistema reprodutor feminino

As mamas são os órgãos produtores de leite. Elas estão fortemente relacionadas quer com a sexualidade, quer com a maternidade.

Na superfície da mama é possível observar o mamilo rodeado por uma aréola, ambos de coloração mais escura do que a pele da mama. A aréola possui pequenas saliências, designadas de glândulas areolares. Estas libertam um líquido (secreção) que protege o mamilo da irritação causada pela amamentação.

Internamente, a glândula mamária é constituída por 15 a 20 lóbulos que, por sua vez, se encontram cobertos por uma camada de gordura (tecido adiposo).

As mamas são suportadas por um conjunto de ligamentos designados de suspensores da mama.

 

ref. (2) (16) (17)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+