Fatores de risco



Fatores de risco do melanoma

O aparecimento de melanoma está associado a alguns fatores de risco conhecidos. A exposição à radiação ultravioleta é o principal fator de risco. 

A radiação ultravioleta
Os raios ultravioleta (UV) são emitidos pelo sol e são prejudiciais à pele. Existem três tipos de radiação ultravioleta:

  • Radiação UVC – Tipo de radiação que praticamente não atinge a superfície terrestre
  • Radiação UVB – A radiação UVB que penetra na pele. Este tipo de radiação é responsável pelo bronzeamento, mas também pelas queimaduras solares superficiais e sinais de envelhecimento da pele
  • Radiação UVA – Este tipo de radiação penetra profundamente na pele causando danos graves

A radiação ultra violeta

Uma grande parte dos melanomas ocorre em áreas do corpo que estão mais expostas à radiação UV. Os efeitos prejudicais da radiação dependem de fatores como a intensidade e duração da exposição.

Nos homens, os locais mais frequentes para o aparecimento de melanoma são a cabeça, tronco e braços. Já nas mulheres as pernas são a localização mais frequente.

Localização mais frequentes do melanomaAs lâmpadas utilizadas em alguns sistemas de bronzeamento também imitem radiação ultravioleta sendo, por isso, prejudiciais à pele.

A ocorrência de queimaduras solares, especialmente durante a idade jovem, aumenta o risco de melanoma. É importante referir que as células da pele têm uma espécie de memória, quer isto dizer que, as queimaduras solares, vulgarmente designadas por “escaldões”, que ocorrem na juventude ou idade adulta, também constituem um fator de risco no desenvolvimento de melanoma em idades mais avançadas.

Presença de sinais

Presença de grande quantidade de sinais e/ou sinais diferentes
Ter muitos sinais não significa que irá desenvolver melanoma. No entanto, deve prestar atenção ao seu aspeto e evolução através de autoexame regular e visitas periódicas ao dermatologista.

Presença de sinais

Pele clara

Pele clara
As pessoas com pele clara, cabelo loiro ou ruivo e olhos verdes ou azuis são mais suscetíveis a queimaduras solares. Este tipo de pele apresenta menor proteção contra a radiação ultravioleta. Nesse sentido, recomenda-se que este grupo de pessoas tenha um maior cuidado na proteção da pele contra a exposição solar.

Pele clara

História familiar

História familiar
Em algumas famílias existe uma tendência para a ocorrência de casos de melanoma, recomenda-se maior proteção na exposição solar bem como uma maior periodicidade no autoexame e vigilância médica.

História familiar

Xeroderma pigmentoso

Presença de xeroderma pigmentoso
O xeroderma pigmentoso é uma doença genética que é transmitida de pais para filhos. Esta é uma doença rara que provoca uma reação da pele à radiação ultravioleta. A presença de xeroderma pigmentoso aumenta o risco de desenvolvimento de melanoma e de outros tipos de cancro de pele.

Xeroderma pigmentoso

Idade avançada

Idade avançada
O melanoma pode surgir em qualquer idade. No entanto, cerca de metade dos casos ocorrem em pessoas com mais de 50 anos. Pessoas com história familiar de melanoma têm tendência a desenvolvê-lo em idades mais jovens.

Idade avançada

Depressão do sistema imunitário

Depressão do sistema imunitário
Algumas doenças ou medicamentos podem causar  depressão do sistema imunitário, ou seja, diminuição nas defesas do organismo. Esta condição, em pessoas com maior suscetibilidade, pode aumentar o risco de melanoma.

Depressão do sistema imunitário

 

ref. (59)(60)

Este texto foi revisto e atualizado em dezembro de 2014‏‏
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em 
www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+