Recomendações e vigilância após melanoma



Recomendações e vigilância após melanoma

Os dados atuais demonstram que 8% das pessoas com melanoma desenvolveram um segundo melanoma nos dois anos seguintes ao diagnóstico inicial. Além disso, pessoas com melanoma apresentam risco acrescido de outros tipos de cancro de pele. 

Pessoas com o tipo de melanoma lentigo maligno desenvolvem, em 35% dos casos, outro tumor maligno na pele nos cinco anos seguintes ao diagnóstico inicial.

Incidencia de segundo melanoma

Por isso, é importante que sejam tidos em conta uma série de cuidados de prevenção e vigilância. O objetivo é evitar um segundo cancro ou detetá-lo o mais precocemente possível.

Todas as pessoas que têm melanoma ou outro tipo de cancro de pele devem ser instruídas pelos profissionais de saúde, de modo a fazerem uma proteção correta da pele.

É igualmente importante que saiba realizar eficazmente o autoexame da pele e dos gânglios linfáticos. A maioria dos melanomas secundários são detetados durante o autoexame, por isso, este é tão importante como as consultas médicas.

Não existe um consenso quanto à frequência das consultas médicas e dos exames de diagnóstico de imagem (tomografia computorizada e ressonância magnética) ou análises sanguíneas. O mais frequente são consultas de três em três meses nos primeiros três anos e, posteriormente, a cada 6 e 12 meses. No entanto, a frequência das consultas deve ser avaliada pelo seu médico.

ref. (59)(60)

Este texto foi revisto e atualizado em dezembro de 2014‏‏
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em 
www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+