Diagnóstico



Diagnóstico do Mieloma Múltiplo

O diagnóstico do mieloma múltiplo não se faz apenas com um exame de diagnóstico, é necessária uma avaliação completa.

Inicialmente o seu médico irá avaliar os sinais e sintomas que apresenta podendo assim, definir quais os exames de diagnóstico necessários.

Análises sanguíneas

As análises sanguíneas (hemograma completo e bioquímica) são muito importantes para o diagnóstico do mieloma múltiplo.

O hemograma completo vai permitir avaliar a existência de uma baixa na concentração das células sanguíneas, como os glóbulos brancos, glóbulos vermelhos ou plaquetas. Outras análises do sangue complementares permitem detetar a presença de um anticorpo monoclonal (anticorpos geneticamente iguais produzidos pelas células do mieloma). São também importantes outras análises como a avaliação da função renal e a determinação do valor de cálcio e marcadores de atividade da doença, entre outras.

Exames de diagnóstico do Mieloma Múltiplo - Análises Sanguíneas

Análises à urina

As análises à urina também são muito importantes uma vez que permitem avaliar a presença de proteínas anormais em quantidade aumentada. Além disso, permitem também realizar uma avaliação mais pormenorizada da caracterização dessa proteína através da técnica de imunoeletroforese.

Exames de diagnóstico do Mieloma Múltiplo - Análises à Urina

Exames de imagem

Os exames de imagem incluem sempre a radiografia e frequentemente a tomografia computadorizada. Em algumas situações também pode ser incluída, neste tipo de exames, a ressonância magnética. Estes exames permitem avaliar a presença de lesões nos ossos, como por exemplo, a diminuição da sua espessura ou presença de lesões osteolíticas, características do mieloma.

Exames de diagnóstico do Mieloma Múltiplo - Exames de Imagem

Biópsia da medula óssea

A biópsia consiste na recolha de um pequeno fragmento de tecido, para posteriormente ser analisado em laboratório.

Este procedimento é realizado pela introdução de uma agulha que possibilita a remoção de uma pequena amostra de osso e de células da medula óssea. Esta análise vai permitir identificar e quantificar as células de mieloma múltiplo. Outros exames complementares do exame da medula são os estudos citogenéticos e a técnica por FISH

Exames de diagnóstico do Mieloma Múltiplo - Biópsia da medula Óssea

 

ref. (A79, A80)

Este texto foi revisto e atualizado em setembro de 2015‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+