Sintomas



Sintomas do Mieloma Múltiplo

A evolução do mieloma múltiplo mostra-se variável de caso para caso. Alguns doentes apresentam-se sem sintomas, apenas com alterações laboratoriais e diz-se então que se trata de mieloma assintomático. Por outro lado, nem todos os doentes apresentam os mesmos sintomas e, além disso, nem todos os sintomas surgem na mesma fase da doença.

Entre alguns dos sinais/sintomas mais comuns podemos enumerar:

Problemas ósseos

  • Dores nos ossos (sendo as localizações mais comuns a coluna vertebral, o crânio ou a zona da bacia).

Níveis elevados de cálcio no sangue – este aumento de cálcio surge como resultado das lesões que o tumor vai causando nos ossos. O aumento dos níveis de cálcio pode ser responsável por:

  • Problemas renais;
  • Sensação de sede constante;
  • Perda de apetite.

Baixa contagem do sangue – a baixa contagem do sangue significa que existe uma diminuição do valor normal das células sanguíneas. Esta situação é frequente nas pessoas com mieloma múltiplo.
Dependendo do tipo de células que estão em menor quantidade, os sintomas podem ser diferentes:

  • Anemia, responsável pela sensação de fraqueza, quando existe uma baixa de glóbulos vermelhos;
  • Depressão do sistema imunitário, quando existe uma baixa na concentração de glóbulos brancos e de imonuglobulinas normais, verificando-se um aumento do número de infeções;
  • Aumento do risco de hemorragias, quando existe uma diminuição do número de plaquetas disponíveis no sangue.

Sintomas do Mieloma Múltiplo

ref. (A79 A80)

Este texto foi revisto e atualizado em setembro de 2015‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+