Sintomas



Cancro do Ovário - Sintomas

O cancro do ovário não tem sintomas muito específicos, quer isto dizer que, por um lado pode não dar quaisquer sintomas numa fase inicial, por outro lado os sintomas que pode causar são similares a sintomas provocados por outros problemas.

Mas então não existem sinais de alerta? Sim, existem, mas é importante que esteja atenta a eles.

O que acontece com a maioria das mulheres é uma desvalorização dos sintomas. Um estudo feito em Inglaterra mostra que 93% das mulheres com cancro do ovário tiveram sintomas antes do diagnóstico.

Os sintomas mais frequentemente associados a cancro do ovário são:

  • Dor e/ou distensão abdominal
  • Pressão ou dor na zona da pélvis, costas ou pernas
  • Sintomas urinários
  • Palpação de massas anormais (pode notar o aparecimento de uma “bola” na barriga)
  • Sangramentos pós menopausa

Como sintomas menos frequentes podemos descrever a falta de ar e as hemorragias vaginais. 

É importante frisar que mesmo que todos estes sintomas estejam presentes, isto não significa que tenha cancro do ovário. Aliás, alguns estudos mostram precisamente isso, que a maioria das mulheres que apresentam sintomas sugestivos não tem a confirmação do diagnóstico de cancro do ovário. 


ref. (48) (49)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+