Pâncreas e vias biliares



O órgão

O pâncreas é um órgão bastante complexo que tem diversas funções. Ele é constituído por corpo, cabeça e cauda.

Pâncreas

O pâncreas tem como principais funções:

Funções do pâncreas

  • Produção de insulina e de glucagon nos ilhéus pancreáticos (ilhéus de Langerhans). A insulina é uma substância necessária para a entrada de glicose pelas células, o glucagon é também uma hormona que tem como função aumentar os níveis de glicose no sangue.
  • Produção de somatostatina, que é uma hormona que regula a secreção de insulina e pode inibir a produção da hormona do crescimento.
  • Produção de importantes enzimas digestivas. As enzimas digestivas são substâncias que auxiliam a digestão dos alimentos.
  • O pâncreas também liberta secreções que vão ser extremamente importantes na digestão, essas secreções têm dois componentes: um aquoso e um enzimático. O primeiro é rico em água e, por isso, é pouco ácido, ele “amacia” o conteúdo proveniente do estômago. O segundo é rico em enzimas digestivas, sem as quais os lípidos, as proteínas e os glícidos não seriam digeridos de forma adequada fazendo com que o organismo tivesse um défice desses nutrientes. Este suco pancreático é libertado no intestino delgado através dos canais pancreáticos.

ref. (62)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em 
www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+