Sintomas



Sintomas do Cancro do Pâncreas

Como referimos anteriormente, o cancro do pâncreas é uma doença que evolui normalmente de forma silenciosa, não provocando quaisquer sintomas. Um outro problema que se coloca é o facto de os sintomas serem pouco específicos e poderem ter origem em outras situações que nada têm a ver com o cancro do pâncreas. Os sintomas que podem surgir no cancro do pâncreas:

Sintomas

  • Dor na parte superior do abdómen e costas
  • Icterícia. A icterícia provoca uma cor amarelada nos olhos e pele e é causada pelo excesso de uma substância no sangue chamada bilirrubina. Esta substância contém um pigmento de cor amarela e encontra-se nos glóbulos vermelhos. A sua concentração aumenta quando o ducto biliar está bloqueado, por exemplo, no caso do cancro do pâncreas, o próprio tumor pode provocar um bloqueio nesse canal. No entanto, a icterícia pode surgir em outras condições clínicas como os cálculos biliares, por exemplo.

Metabolismo normal da bilirrubina

 

Quando existe um bloqueio das vias biliares

  • Perda de apetite e consequentemente perda de peso
  • Fraqueza
  • Náuseas e vómitos

ref. (55)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em 
www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+