Fatores de risco



Fatores de risco do cancro da vesícula e vias biliares

O cancro das vias biliares não tem causas estabelecidas. No entanto, existem alguns fatores que podem aumentar o risco, tais como:

  • Doentes que sofram de colangite esclerosante, trata-se de uma doença crónica do fígado que tem origem na inflamação constante das vias biliares. Este processo de inflamação leva a uma cicatrização dos tecidos das vias biliares fazendo com que percam alguma funcionalidade.

Colangite esclerosante

 

  • Doentes que sofram de colite ulcerosa (doença inflamatória intestinal).

Colite Ulcerosa

 

  • Presença de quistos na via biliar
  • Infeção na via biliar causada por um parasita

Pessoas com alguma destas situações devem fazer uma vigilância periódica da vesícula e vias biliares. No entanto, é importante referir que ter algum destes fatores não significa que irá desenvolver cancro, na maioria das pessoas isso não acontece, significa apenas que tem maior risco quando comparado com uma pessoa sem nenhum destes fatores.

ref. (56)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em 
www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+