Tratamento



GIST - Tratamento

O tratamento do GIST (sarcoma do estroma gastrointestinal) envolve uma equipa multidisciplinar que deve ser composta por um oncologista, um radiologista, um cirurgião e um patologista.

O tratamento é sempre individualizado e depende de vários fatores:

  • Localização do tumor
  • Tamanho do tumor
  • História pessoal do doente – idade, antecedentes, presença de outras doenças, tolerância aos tratamentos, entre outros.

Quando se trata de uma doença localizada, isto é, presença de tumor pequeno apenas num local do sistema gastrointestinal, a cirurgia é o tratamento padrão.

Geralmente, a remoção do tumor é feita por laparoscopia. Quando os tumores apresentam grandes dimensões a cirurgia não está recomendada, devido ao risco de rutura (rebentamento) do tumor.

Quando se trata de uma doença difusa, já com metástases, o tratamento é feito essencialmente com recurso a medicamentos.


GIST Tratamento

ref. (54)

Este texto foi revisto e atualizado em outubro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+