Comunicação



Como é que o cancro se desenvolve e propaga?

O cancro é formado por células modificadas, que contêm erros no seu código genético, e que, desta forma, crescem e dividem-se de forma anormal. Nalguns casos, estas células formam uma única massa mas noutros casos, tais como na leucemia, as células sanguíneas anormais podem circular por todo corpo.

À medida que o cancro se desenvolve as células cancerígenas podem afastar-se da massa onde tiveram origem e viajar através da corrente sanguínea ou do sistema linfático para outras partes do corpo. Estas células podem estabelecer-se em novos locais para formar um cancro secundário ou metástase. O cancro ameaça a vida porque o crescimento descontrolado da massa inicial ou das respetivas metástases pode impedir o normal funcionamento dos órgãos onde se encontram.

Como é que o cancro se desenvolve e propaga?

Este texto foi revisto e atualizado em fevereiro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+

Última alteração em quarta, 08 abril 2015 15:13