Comunicação



Quem está em risco de desenvolver cancro?


Qualquer pessoa. 

A ocorrência de cancro aumenta com a idade e por isso, a maioria dos casos acontece em adultos com mais de 50 anos. No entanto, também existe cancro em adultos mais jovens e em crianças.

Os principais fatores de risco conhecidos incluem:

         
 idade   tabaco   álcool  luz solar  radiação
         
 substâncias químicas  alguns vírus e bactérias  obesidade

 dieta pobre em frutas e vegetais e rica em sal e gorduras

 falta de exercício físico

 

Famílias com determinadas alterações genéticas hereditárias podem ter um risco aumentado, como por exemplo, em alguns tipos de cancro da mama, intestino e ovário. Em alguns destes casos a determinação da alteração genética pode ajudar a prevenir ou a diagnosticar precocemente o cancro e possibilitar um tratamento eficaz e atempado. Se pertence a uma família com vários casos de cancro informe-se com o seu médico sobre este assunto.

Este texto foi revisto e atualizado em dezembro de 2014‏‏.
Em caso de dúvida o seu médico e a restante equipa de saúde são uma fonte privilegiada para obter informações mais pormenorizadas e adaptadas à sua situação.
A informação disponibilizada pelo ONCO+ pretende ser abrangente, percetível, independente, correta e atualizada e não substitui a informação dos serviços oficiais de saúde.
Para sugestões, dúvidas, ou esclarecimentos adicionais contacte-nos em www.oncomais.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. Ajude-nos a melhorar o seu ONCO+

Última alteração em quarta, 28 outubro 2015 18:17